Curiosidades

As curiosas adegas submarinas

14 agosto 2015
  • 520 visualizações
  • 0 comentários

Já imaginou se existissem vinhos descansando em adegas submarinas? Pois é, tem gente que já fez isso. Olha só que inusitado.

Há quem diga que no fundo do mar é possível encontrar condições perfeitas para o envelhecimento dos vinhos.

A temperatura  e  a pressão  da água, que são relativamente constantes, a ausência de luz e ruído são exemplos dos atrativos que levaram algumas vinícolas a desenvolverem as curiosas adegas submarinas.

Claro que a ideia não surgiu do nada. Nos últimos anos, especialistas passaram a olhar com maior cuidado e atenção para os destroços de navios naufragados e vinho é o que não faltava na cozinha de uma embarcação antiga.

O que não esperavam era que essas bebidas ainda estivessem em bom estado ou até melhores do que muitas produzidas nos nossos dias.

A partir daí, a curiosidade em torno dos benefícios que o fundo do mar poderia proporcionar ao envelhecimento do vinho só aumentou e alguns passaram a testar esse caminho.

Dica de leitura:  A importância da colheita

É importante ressaltar que não há uma teoria final sobre esse tema no mundo dos vinhos e, por isso, ele ainda é tratado como um fato inusitado.

Tanto que é ainda é estranho visualizar uma vinícola que coloque seus melhores vinhos para envelhecer no fundo do mar. Mas, é sempre bom ficarmos de olho no que há de novo, porque vai que a moda pega, né!

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada – e curiosa – pelo mundo do vinho.