Curiosidades

La vie en rose

25 setembro 2018
  • 363 visualizações
  • 0 comentários

Queridinho na França, o rosé está dominando o mundo. E você? Vai se render à tendência cor-de-rosa?

Um dos países que mais bebe vinho é também um grande apreciador dos rosés: na França, o consumo desse estilo triplicou em 25 anos! Para você ter uma ideia, hoje, uma em cada três garrafas de vinho compradas por lá é de rosé, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado SymphonyIRI. Não é pouca coisa, né?

O rosé é tão valorizado no país que uma de suas mais antigas e principais regiões, Provence, dedica cerca de 90% de sua produção a ele.

A área abriga ainda o Centre de Recherche et d’Expérimentation sur le Vin Rosé, um centro de pesquisa dedicado ao vinho rosé! Fundada em 1999, a instituição realiza pesquisas científicas, experimentos e conferências com o objetivo de promover o conhecimento de terroirs e varietais, além de maior domínio de técnicas de vinificação e conservação.

Dica de leitura:  A importância da colheita

O centro desenvolveu uma cartela para descrever com precisão as cores dos principais rosés de Provence – são elas: pêssego, manga, melão, pomelo, mandarim e groselha. O assunto é sério mesmo!

E a boa notícia é que moda rosé está tomando o mundo: a exportação de vinhos de Provence aumentou em quase 500%(!) em um período de 15 anos. Só em 2016, foram 156 milhões de garrafas de rosé, sendo que, desse número, 40 milhões foram exportadas.

Como sempre, no que diz respeito ao universo do vinho, podemos confiar na sabedoria francesa e apreciar ainda mais – ou descobrir, se for o caso – o rosé. Um brinde a esse maravilhoso estilo!

Escrito por: Autor Convidado