Diário do Winehunter

Uma visita à incrível Bodegas Protos

27 Janeiro 2016
  • 867 visualizações
  • 8 comentários

Com vinhos e estrutura fascinantes, a Bodegas Protos vai conquistar você. Conheça!

Localizada em Peñafiel, na denominação espanhola Ribera del Duero, a propriedade da Bodegas Protos é imponente e chama a atenção de qualquer um que passa pela região – repare na foto acima.

Nossa visita não foi só para conhecer a estrutura do lugar. O principal objetivo, como sempre, era degustar. Mas, como bons vinhos sempre vêm acompanhados de boas histórias e mais conhecimento, não perdemos a oportunidade de aprender o que há por trás dos exemplares.

Para começar, descobrimos que a palavra Protos, em grego, significa primeiro. Nome bem apropriado para a primeira vinícola de Ribera del Duero, instalada em 1927. Além disso, a qualidade dos seus vinhos foi reconhecida na Exposição Universal de Barcelona – com medalha de ouro para os tintos –, apenas dois anos após a inauguração.

Com o sucesso, o crescimento veio rápido e, em poucos anos, começaram a surgir problemas de falta de espaço. A solução encontrada foi começar a construção de uma nova bodega para envelhecimento, na montanha que sustenta o castelo de Peñafiel. Hoje, o projeto moderno com mais de 19.000m² de área construída e investimento de milhões euros, já está totalmente concluído e merece ser conhecido. Dá uma olhada:

Dica de leitura:  As belezas e perigos de Mosel, na Alemanha

Propriedade Protos

A imponente arquitetura, construída pelo arquiteto Richard Rogers, conta com túneis subterrâneos que ligam o lugar com a parte antiga. Há também algumas caves privadas, como a El Circulo de los Primeros (foto abaixo) que abriga as primeiras safras com o nome da vinícola, que já foi conhecida como Bodega Ribera Duero.  O nome acabou sendo cedido a que é hoje uma das Denominações de Origem mais importantes e respeitadas da Espanha. Bom, infelizmente, não foi possível comprar um desses raros exemplares.

Caves da Bodega

Há também uma grande superfície de armazenamento, onde estão alocadas mais de 8.000 barricas de carvalho, americano e francês, nas galerias e túneis com mais de 2 km. A imensidade das galerias cheias de barricas impressiona. Tudo é muito bem cuidado, todas as barricas dispostas em linha reta. Veja só:

Dica de leitura:  Califórnia, pero no mucho

Cave impressionante

No vinhedo também percebemos o alto nível de cuidado. 50% da produção total da vinícola provêm de vinhas como as da foto abaixo. O restante vem de 400 hectares de plantação controlados e assessorados pelos técnicos da Bodega. Isso permite que sejam elaborados até 4 milhões de quilos de uva e comercializadas cerca de 3 milhões de garrafas, ao ano.

Vinhedos Protos

Por fim, a visita foi intensa, com muitas informações, barricas, galerias, salas de armazenagem e, claro, degustações. Mas a melhor parte foi que lá encontramos exemplares para o ClubeW Premium. Dois grandes vinhos que irão conquistar os Sócios, ainda este semestre. Aguardem, vocês vão se apaixonar.

Santé a todos!

Escrito por: Manu Brandão

Winehunter, francês e nativo de Bordeaux com mais de 25 anos de experiência no mundo do vinho.