Dicas

6 restaurantes em meio a vinhedos

13 julho 2016
  • 1344 visualizações
  • 0 comentários

Confira dicas de restaurantes que mesclam dois assuntos que nós amamos: gastronomia e vinho.

Conhecer uma vinícola e ver de perto todo o processo de produção de vinhos já é uma experiência incrível. Poder fazer isso e ainda ter a oportunidade de degustar uma bela refeição em meio a vinhedos é ainda mais maravilhoso. Sem dúvida, uma experiência única. Veja abaixo 6 desses restaurantes que você precisa conhecer.

The Red Table – Western Cape, África do Sul

Fundada em 1791, pelo imigrante alemão Phillipus Wolvaart, a vinícola Nederburg é hoje uma das mais renomadas e condecoradas da África do Sul.  O restaurante The Red Table, que pertence à propriedade, está aninhado sob as montanhas majestosas de Drakenstein, tendo como vista as belas paisagens dos vinhedos – foto acima.

Você pode se sentar ao ar livre, passear pelos jardins frondosos e se deliciar com os pratos feitos com ingredientes frescos, de origem local, acompanhados dos saborosos vinhos Nederburg.

Étoile - Restaurantes em meio a vinhedos

Étoile – Califórnia, Estados Unidos

Em 1968, a francesa Moët & Chandon percebeu que Napa Valley era perfeita para a produção de espumantes premium que mantivessem a tradição francesa, mas que refletissem o caráter vibrante da Califórnia. Assim foi fundado o Domaine Chandon.

É nesse cenário que está inserido o único restaurante em meio a vinhedos da região, o Étoile, liderado por Perry Hoffman, o mais jovem chef do país premiado com uma estrela Michelin. Contemporâneo, o restaurante, eleito como o melhor restaurante de vinícola, pelo The Daily Meal, apresenta pratos equilibrados, criados a partir de ingredientes dos jardins da vinícola, harmonizados com vinhos da Domaine Chandon.

O pátio ensolarado, com vista para as vinhas verdejantes, é o local mais aguardado para jantar ao ar livre.

Marqués de Riscal - Restaurantes em meio a vinhedos

Marqués de Riscal – La Rioja, Espanha

Fundada em 1858, Marqués de Riscal é uma das vinícolas mais antigas Rioja. Desde o início, ela tem sido um ponto de referência no negócio de vinificação, tanto a nível nacional quanto internacional. Ao longo de sua história, a vinícola sempre foi inovadora, procurando elaborar exemplares originais, frescos, elegantes e fáceis de beber.

Dica de leitura:  Bons vinhos dentro da cidade: os wine bars de Barcelona

Dentro da propriedade, projetada pelo renomado arquiteto canadense Frank O. Gehry, você pode ter um enoturismo completo, já que o local abrange o Hotel Marqués de Riscal, o Luxury Collection Hotel, o Spa Caudalie Vinothérapie e dois restaurantes exclusivos, comandados pelo chef riojano Francis Paniego, o primeiro da região a receber uma estrela Michelin.

O restaurante combina com perfeição a cozinha de vanguarda com a tradição regional e os patos são harmonizados com os vinhos ali produzidos.

Restaurante Herdade do Esporão - Restaurantes em meio a vinhedos

Restaurante Herdade do Esporão – Alentejo, Portugal

Localizada no Alentejo, em Portugal, a Herdade do Esporão foi fundada em 1973. A vinícola possui grande relevância econômica, cultural e histórica no país. Inclusive, seus vinhos foram eleitos, muitas vezes, os melhores de Portugal.

Para complementar o enoturismo, a vinícola adotou uma equipe de cozinha jovem e entusiasta que privilegia a gastronomia tradicional e os pratos típicos da região, sem descartar a modernidade, gerindo uma gastronomia que cumpre e supera os padrões mais exigentes de qualidade e funcionalidade. A arquitetura do restaurante integra-se à paisagem tranquila da Herdade do Esporão.

A ampla área termina onde começa a vinha e permite desfrutar de uma vista sobre um grande lago. É ideal para as refeições ao ar livre, aproveitando os longos dias ensolarados do Alentejo e a tranquilidade de uma paisagem que se estende até ao perder da vista.

Osádia de Crear - Restaurantes em meio a vinhedos

Osadía de Crear Deli & Resto – Mendoza, Argentina

Localizado em Mendoza, na Argentina, o Osadía de Crear Deli & Resto tem vista para os vinhedos da Bodega Dominio del Plata, aos pés da Cordilheira dos Andes, vinícola da renomada enóloga Susana Balbo. Em 1999, depois de dedicar o seu talento por mais de 30 anos aconselhando empresas nacionais e internacionais no setor do vinho, Susana decidiu realizar seu sonho de ter uma vinícola própria.

Dica de leitura:  Os melhores espumantes para casamento

Equipado com a tecnologia mais moderna do mercado, a empresa é caracterizada pelo seu design único e simples, destinada à produção de rótulos de alta qualidade.

O restaurante oferece um menu sofisticado, mas acessível, com pratos que fundem a gastronomia argentina e a mediterrânea com inspiração na França, na Itália e na Espanha, acompanhados pelos exemplares únicos de Susana.

Miolo - Restaurantes em meio a vinhedos

Wine Garden Miolo – Bento Gonçalvez, Rio Grande do Sul

Em um curto espaço de tempo, a Miolo cresceu e consolidou-se no mercado brasileiro de vinhos. Em 2006, a empresa passou a ser chamada de Miolo Wine Group, que hoje reúne uma linha de mais de 100 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais.

Como estímulo do enoturismo local, a Miolo promove passeios aos vinhedos. Aliás, um programa incluso no roteiro é o Wine Garden, oferecido nos fins de semana. No estilo piquenique, mais arrumado, trata-se de um wine bar em que turmas de amigos e casais sentam-se em tapetes de couro sobre a grama.

Protegido pela sombra das árvores, o público saboreia aperitivos preparados em um ônibus adaptado, como tábua de frios com embutidos, queijos, frutas secas, sanduíches especiais, cupcakes, brusquetas. A maior parte dos itens é elaborada com produtos orgânicos da horta local. É claro que tudo regado aos deliciosos vinhos da Miolo.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada – e curiosa – pelo mundo do vinho.