Enoturismo

Enoturismo: conheça a Cantine Pellegrino

25 Maio 2015
  • 647 visualizações
  • 0 comentários

Localizada na Sicília, a Cantine Pellegrino é uma mescla de tradição, qualidade e paixão pela viticultura. A vinícola consegue inovar, sem perder as suas raízes. Saiba mais.

A história da Cantine Pellegrino remonta o ano de 1880, quando Paolo Pellegrino, notável produtor vitivinícola da Sicília, na Itália, fundou a vinícola, com a ajuda de seu filho Carlo, que também era viticultor.

Em poucos anos, eles conseguiram transformar a empresa familiar em uma das importantes, no ramo do vinho, em Marsala, seguindo o sonho de Paolo, que dizia que queria ser um grande homem e que o mundo observasse sua passagem na Terra.

Com a morte de seu pai, Carlo assumiu o comando da vinícola, junto com sua esposa, a francesa Josephine Despagne, que lhe trouxe o conhecimento de sua família, já que seu pai era o enólogo francês, Pierre Oscar Despagne, um nativo de Sauternais.

As etapas do sucesso e expansão da empresa foram contínuas, obtidas e consolidadas pelas gerações que se seguiram.

Hoje, a Cantine Pellegrino conta também com a vinícola Duca di Castelmonte, totalizando 150 hectares de vinhedos privilegiados em Marsala e na ilha de Pantelleria.

Dica de leitura:  Ostras gratinadas ao vinho branco

Há tours guiados pela vinícola, que acabam em degustações de vinhos Marsala e de outros clássicos sicilianos.

Em 2014, foi inaugurado um espaço para wine tastings, o Ouverture,  um prédio moderno de quatro andares, com sala de projeção, loja, bar, quartos de hospedagem e área de conferências.

A ideia é abrir as portas da vinícola para os apaixonados por vinho, desde os experientes até os iniciantes, que têm a oportunidade de conhecer a história e a evolução do mundo Pellegrino.

Ouverture

Ouverture

Quem visita a vinícola, inclusive, tem a chance de passear nas tradicionais e belas carroças italianas, decoradas com mosaicos que contam a história da região.

O terroir da Sicília é privilegiado, graças às condições microclimáticas extremamente favoráveis. O diferencial fica por conta do vulcão ativo Etna, que acrescenta mineralidade e caráter único aos vinhos.

Etna

Vulcão ativo Etna

Dois deliciosos exemplares, da Duca di Castelmonte, estão na seleção do ClubeW One de maio.

Dica de leitura:  Nossa última viagem do ano

A Cantine Pellegrino preserva sua cultura com amor e cuidado, que se refletem em seus exemplares, verdadeiros legados de seus valores.

Na Revista Wine.com.br* de maio, edição 65, você pode conferir essa matéria, muitas outras novidades do mundo do vinho e tudo o que acontece na Wine.com.br.

*A Revista Wine.com.br é uma publicação mensal, enviada gratuitamente aos Sócios do ClubeW.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada – e curiosa – pelo mundo do vinho.