Enoturismo

Uma pausa sofisticada em La Clape

23 agosto 2018
  • 202 visualizações
  • 0 comentários

Conheça a história dessa prestigiada região vitivinícola do sul da França e descubra o que ela tem a oferecer – além dos excelentes vinhos.

Localizada ao sul da França, no coração do Parque Natural Regional de Narbonne, La Clape é uma das principais regiões vitivinícolas do país.

Dona de fauna e flora excepcionais, além de um clima majoritariamente mediterrâneo, com mais de 300 dias de sol por ano, a área é considerada o maior sítio natural do Languedoc – próspera macrorregião a sudoeste da França, cujas maiores cidades são Toulouse e Montpellier, sua capital.

Dividida em seis comunas (Armissan, Fleury d’Aude, Gruissan, Narbonne, Salles-d’Aude e Vinassan), La Clape já foi uma ilha romana e sua tradição vinícola tem raízes fincadas neste famoso Império.

Hoje, a preocupação ambiental com a região tornou-se prioridade e suas terras são alvo de constantes cuidados, com o objetivo de preservar a essência das vinhas.

Produtores locais têm se mobilizado, em anos recentes, para utilizar menos produtos fitossanitários em seus processos; em outro exemplo desse cuidado com o solo, 400 ovelhas foram levadas às vinícolas para ajudar a adubá-lo durante o inverno de forma natural e orgânica.

Dica de leitura:  África do Sul - Roteiros do vinho

Além da produção vinícola de excelência, o enoturismo é uma das principais atividades da região; de fácil acesso, seus roteiros turísticos estão entre alguns dos melhores do mundo, incluindo hotéis e pousadas de luxo, gastronomia sofisticada e, é claro, alguns dos melhores vinhos do planeta.

Destaque para visitantes, a vila pesqueira de Gruissan tem uma grande variedade de restaurantes, bares, lojas de antiguidades e galerias, além das belas praias e de uma marina de onde saem os imponentes barcos, lanchas e catamarãs que passeiam pelo Mar Mediterrâneo. Um lugar que merece ser visto e explorado sem pressa, com pausas para apreciar um autêntico vinho do sul da França.

Escrito por: Autor Convidado