Harmonização de A a W

Harmonizando peixes e vinhos

18 Março 2015
  • 840 visualizações
  • 1 comentários

Confira uma dica básica para sempre acertar na hora de harmonizar peixes e vinhos!

Já não é novidade para ninguém que os peixes são um alimento muito saudável, pois podem proporcionar vários benefícios devido à riqueza de ômega 3.

Por isso, são indicados para consumo na prevenção de doenças cardiovasculares, no apoio a desenvolvimento cerebral e até na redução do risco de Alzheimer.

Com tantos benefícios, comer peixe só fica melhor se for harmonizado com uma boa taça de vinho. Unindo assim, o melhor para a saúde e para o paladar.

Quem gosta e consome peixes já deve ter ouvido que, quando o assunto é harmonizá-los com vinhos, os brancos são o mais indicados. Entretanto, existem mais de 30 mil espécies de peixes no mundo. Logo, isso não é uma regra.

Os vinhos brancos de fato harmonizam com uma grande parte de pescados, assim como os espumantes. Mas, peixes mais gordurosos e encorpados, como o salmão e o bacalhau, podem ser combinados com vinhos tintos de taninos suaves e teor alcoólico baixo, caso de um Pinot Noir de safras novas ou de um Beaujolais, por exemplo.

Dica de leitura:  Série Harmonizações Brasileiras - Amazonas

Sendo assim, fica a dica: na hora de comprar vinho para o peixe do dia, leve em conta o equilíbrio. Pratos com temperos mais fortes pedem vinhos encorpados, enquanto aqueles que possuem um tempero mais suave exigem vinhos leves.

Assim, você faz a escolha certa na hora de comer seu peixe predileto. Bom apetite!

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada – e curiosa – pelo mundo do vinho.