Harmonização de A a W

Harmonização para ceias de fim de ano

04 dezembro 2017
  • 4955 visualizações
  • 0 comentários

É tempo de festejar! 2017 está chegando ao fim e 2018 está logo aí. Veja os vinhos perfeitos para harmonizar com seus cardápios das ceias.

Mais um ano está chegando ao fim e, nesta época, as festas deixam tudo com aquele clima gostoso de celebração e alegria. Confira nossas dicas para acertar em cheio na hora de harmonizar as delícias das ceias de Natal e Réveillon com vinhos.

Bacalhau em postas assado no azeite com batatas 

A boa intensidade do bacalhau pede um vinho intenso da mesma forma. A untuosidade garantida pelo azeite é amparada pela acidez desse branco. Aliás, nada mais típico que bacalhau com branco alentejano. Se quiser um tinto, escolha um Pinot Noir da Borgonha.

Bacalhau com batatas

Vinho Carlos Reynolds Branco 2016 – Equilibrado, com saborosa acidez e toque mineral, esse branco é elaborado com as variedades Arinto e Antão Vaz.

Peru assado com molho de laranja

O peru é uma carne com sabor suave que ganha um incremento com o molho cítrico de laranja. Um branco aromático leve, como o Prova Régia, forma um belo par com a leveza da carne e a presença do molho.

Dica de leitura:  Harmonização de Vinhos e Pratos Leves na Primavera

Peru assado com molho de laranja

Vinho Prova Régia Reserva D.O.C. Bucelas 2014 – Produzido a partir de uvas Arinto altamente selecionadas, apresenta aromas de frutas tropicais e muito frescor.

Pernil suíno ao molho de vinho tinto

O molho é o personagem principal, que dá certa potência ao prato. A saborosa carne de pernil, acompanhada com o molho de vinho, harmoniza bem com um tinto que possui taninos macios e boa acidez. As notas frutadas do vinho combinam com os aromas do molho.

Pernil assado

Tenuta Sant`Antonio Sponsà Igt Veronese 2015 – Frutas vermelhas, ameixa, especiarias doces e toque tostado são os aromas encontrados nesse tinto elegante.

Cheesecake com calda de frutas vermelhas

A acidez do molho de frutas vermelhas faz excelente contraponto com a doçura desse espumante tinto italiano. As doçuras da sobremesa e do Batasiolo Brachetto ficam bem equilibradas e tornam a experiência ainda mais completa.

Dica de leitura:  Festa junina e vinho

Cheesecake de frutas vermelhas

Espumante Batasiolo DOCG Brachetto D’Acqui Doce – Envolventes aromas de rosas, cereja, morango e framboesa acompanham o paladar delicado e doce.

Rabanada

A doçura da rabanada precisa de um acompanhante que também seja doce para haver um bom equilíbrio. A untuosidade dada pela fritura faz uma ótima oposição com a acidez desse espumante brasileiro.

Rabanada

Espumante Salton Moscatel – Frutado, cremoso e fresco, esse espumante possui aromas deliciosos aromas de frutas.

Escrito por: Bia Miranda

Redatora e revisora da Wine, além de perdidamente apaixonada - e curiosa - pelo mundo do vinho.