Sommelier Wine

Série uvas – Aglianico del Vulture

23 Fevereiro 2018
  • 731 visualizações
  • 0 comentários

Conheça uma uva diferente e pouco conhecida que provavelmente é originária da Grécia, a Aglianico del Vulture.

Aglianico del Vulture é uma daquelas uvas que trazem a certeza de que o mundo do vinho nunca para de nos surpreender.

A Aglianico del Vulture é uma uva tinta, provavelmente originária da Grécia. O seu nome deriva da palavra “Elleanico”, que significa “o que vem da Grécia”.

Há indícios que essa variedade chegou em Basilicata, na Itália, no século VII a.C. e encontrou o terroir perfeito para o seu desenvolvimento, pois sua expressão atinge um incrível potencial quando cultivada em solos de origem vulcânica, como o dessa região italiana, que possui o Mount Vulture, um vulcão extinto que atualmente é rodeado por videiras.

Com estrutura para envelhecer em barricas de carvalho, essa casta de amadurecimento tardio possui bagos pequenos, muita concentração de cor, alto nível de acidez e de taninos. Muito conhecida por originar vinhos tintos, essa uva também surpreende quando utilizada para elaborar espumantes.

Dica de leitura:  Série uvas – Touriga Nacional

Nessa região também encontramos a Denominação de Origem Controlada Aglianico del Vulture, tida como a primeira D.O.C. de Basilicata. Essa denominação foca na elaboração de vinhos tintos com a uva Aglianico del Vulture.

Clube Wine Espumantes de fevereiro

Para você provar essa uva inusitada, experimente o espumante deste mês do Clube Wine, o Fantini Gran Cuvée Swarovski Rosé Brut.

Recomendamos para você:

( )
R$##,##
Sócios ClubeW: R$##,##
CONFIRA
Escrito por: Nicole Batista

Sommelière e Bacharel em Química, fez imersão em algumas regiões vitivinícolas da Europa e América do Sul.